junitec_founders_edited_edited_auto_x2 (1).jpg
Conhece a nossa história!

A JUNITEC foi fundada em 1990, afirmando-se a Júnior Empresa mais Antiga de Portugal. Os valores empreendedores, inovadores e a responsabilidade perante os nossos membros e sociedade são os pilares constantes ao longo da nossa história. A dedicação das várias gerações de membros e direções que passaram pela JUNITEC, culminaram no reconhecimento e no sucesso crescente da nossa organização. Nenhum reconhecimento é atribuído sem expectativa da continuação do bom trabalho e deste modo encaramos esta responsabilidade de forma confiante, pois faz parte da nossa natureza ambicionar cada vez mais.

Testemunho de Joaquim Viegas 

Sócio nº1 da JUNITEC 

Diretor Geral da Nobilis, Lda. e fundador da Incitare Lda., Lazer Aventura Lda. e Cumes do Açor Lda. 

"Quando nos surgiu a ideia de criar uma estrutura estudantil a que chamámos JUNITEC,  tínhamos em mente algo que fosse um marco para o futuro, formando os  diferenciadores da nossa economia, com o foco em vários temas, tais como liderança,  equipas de alto desempenho, empreendedorismo, inovação e tecnologia. 

Criar um espaço que fosse inspirador, onde se desenvolvesse a curiosidade de aprender e de experienciar, onde o trabalho de equipa fosse a base do desenvolvimento e da  criatividade, seriam os ingredientes para atingirmos uma organização de referência  mundial. 

A JUNITEC hoje está na vanguarda, e pessoalmente valeu a pena, pois continua a criar,  a inovar sem limites e constitui uma referência impar no seu meio a nível mundial."

1991

Neste ano integraram a direção Francisco Veloso, Pedro Conceição e Paulo Dimas.

A JUNITEC é galardoada com o Prémio Promindústria do Concurso de Ideias Empresariais, dando início a uma carreira de reconhecimento e prestígio.

foto1994.png
1994

O programa de televisão Janelas Virtuais, totalmente realizado pela JUNITEC e transmitido na TVI, obtém o prémio International Label Technique, confirmando o sucesso crescente da jovem Júnior Empresa que se tornava agora reconhecida no palco internacional.

1996-1997

O projecto Sistema de Segurança Integrado (SSI) é reconhecido com o 1º lugar da GALILEU III, na categoria “Inovação e Desenvolvimento”.

2001

Continuação na prova Shell Eco Marathon, agora com o modelo Futurist II e desenvolvimento do projeto IST SAT, a estação de satélite do IST.

2004-2009

A JUNITEC entra num período de inatividade.

2011-2012

O projecto Strato Power, estudo de uma turbina eólica de alta altitude, coloca, uma vez mais, a JUNITEC na final do prémio Richard Branson. O mesmo projeto foi ainda reconhecido pela JADE Portugal com o prémio “Projecto Inovador do Ano”.

foto2015.png
2015

A JUNITEC celebra 25 anos de excelência e história num grande eventos no Instituto Superior Técnico. Na fotografia estão presentes fundadores e ex-presidentes da JUNITEC, da esquerda para a direita, Francisco Veloso, José Rui Felizardo, José Oliveira e Sérgio Carvalho.

A JUNITEC é novamente reconhecida com o prémio nacional da JADE Portugal para Projecto Inovador do Ano.

2017

Concretizou-se a primeira edição do TecStorm, uma hackathon de 28h direcionada para o desenvolvimento de ideias inovadores e criação de protótipos. O evento decorreu no Instituto Superior Técnico, onde 28 estudantes do ensino superior aceitaram o desafio.

A JUNITEC foi distinguida como Júnior Empresa mais Socialmente Responsável.

2019

A JUNITEC é consagrada vencedora a três categorias no JeniAL Awards, o maior evento do Movimento Júnior Português. Sendo reconhecida como Júnior Empresa mais Promissora, Júnior Empresa mais Inovadora e Projeto do Ano.

As duas startups fundadas na JUNITEC estiveram presentes no WebSummit’19, a Clynx como startup Alpha e a MyNutriScan através do programa de incubação Hack for Good Gulbenkian.

A 3º edição do TecStorm, no Pavilhão do Conhecimento, contou com três categorias, 5G Internet do Futuro, patrocionada pela Vodafone, Social, patrocionada pela Fundação Calouste Gulbenkiane e Sustentabilidade, patrocionada pela Ciência Viva. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou novamente presença no evento da JUNITEC.

A startup Clynx, constiuída por membros da JUNITEC, foi uma das três vencedoras do GovTech, um concurso promovido pelo Governo para premiar e apoiar startups a nível nacional.

2021

A JUNITEC foi reconhecida como a Júnior Empresa mais Promissora da Europa pela Junior Enterprises Europe.

No Jenial Awards, a JUNITEC foi nomeada para quatro prémios: Júnior Empresa do Ano, Júnior Empresa mais Inovadora, Júnior Empresa mais Socialmente Responsável e Projeto do Ano.

Realizou-se a 5ª Edição do Tecstorm, este ano numa versão totalmente digital.

6 de Fevereiro de 1990

A JUNITEC foi fundada por 3 alunos do Instituto Superior Técnico, Joaquim Viegas, José Rui Felizardo e Sérgio Carvalho. Com grande espírito empreendedor e inovador, traçaram os pilares da que é hoje a Júnior Empresa mais antiga de Portugal

1992-1993

A JUNITEC teve um elevado crescimento financeiro e inovador, ao dar formações em Macintosh. Neste período, foi ainda a vencedora do 1º lugar na fase nacional do Concurso Europeu de Jovens Cientistas, com o projecto Mousetrack, que consistia num sistema de deteção de murganhos.

1995

O projeto RETINA visava o estudo da retina do olho humano e o seu processamento de imagens, recebeu o 1º prémio do Concurso Europeu para Jovens Cientistas.

1998

Participação na Shell Eco Marathon, em França, com um veículo equipado a dois tempos.Classificado em 2º lugar na sua categoria.

Criação do NetINDEX, um motor de pesquisa na World Wide Web, que contava com a maior base de dados em Portugal de páginas Internet.

foto1998.png
2004

A JUNITEC torna-se membro fundador da JADE Portugal.

2010

O projecto Depósito Inteligente / ClickCO2 é finalista no prémio EDP Richard Branson. Após o período de inactividade, a JUNITEC volta a restaurar o seu reconhecimento.

2014

A JUNITEC junta-se à fundação Liga para adaptar brinquedos para crianças com necessidades especiais.

2016

A JUNITEC, em parceria com a Patient Innovation, coloca quatro protótipos do projecto Bolsos Térmicos Amovíveis em museus europeus, com destaque para o London Science Museum, no âmbito da exposição Beyond the Lab.

2018

O crescimento do TecStorm foi exponencial, a 2º edição realizou-se no Pavilhão do Conhecimento, onde os participantes tiveram a possibilidade de contactar com diversas empresas e investidores, como a Farfetch, Vodafone, COTEC Portugal, Fundação Calouste Gulbenkiane o Grupo Bel. Contámos ainda com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a encorajar os participantes do TecStorm a apostarem na ciência e no desenvolvimento de ideias inovadoras.

Durante este ano, a JUNITEC expandiu a sua rede de clientes e parceiros, tendo desenvolvido serviços de consultoria para a Associação de Coleções e projetos colaborativos com a Unbabel, CEiiA e o Instituto Superior Técnico.

A primeira startup da JUNITEC, a Clynx, vocacionada para o melhoramento da experiência de fisioterapia através da gamificação, foi distinguida como uma das melhores 25 startups no European Innovation Academy.

2020

O serviço desenvolvido para o Espaço 24 do Instituto Superior Técnico foi concluído e lançado na universidade com grande sucesso. O projeto consistiu na instalação de sensores nas salas de estudo, de modo a recolher as informações sobre temperatura, humidade e luminosidade e na disponibilização dos dados, em tempo real, atráves de um website e de uma app Android.

A rede de clientes e parceiros da JUNITEC cresceu com os serviços de consultoria desenvolvidos para a Thales e para a CC Energia.

A JUNITEC recebeu os seus primeiros prémios Europeus atribuídos pela Junior Enterprises Europe, sendo reconhecida como Júnior Empresa mais Empreendedora da Europa e Júnior Empresa mais Inovadora da Europa. Também foi reconhecida como a Júnior Empresa mais Inovadora de Portugal no JeniAL Awards.